quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Como Funciona o Sistema ABS






Abs
Funcionamento:
Quando é aplicado um esforço considerável sobre o pedal do freio, em situações de
emergência, o sistema antibloqueio assume automaticamente o controle da pressão
hidráulica no circuito de cada uma das rodas, de maneira a proporcionar a condição
ideal de frenagem.
O controle da pressão é feito pelas válvulas eletromagnéticas, por meio de
comandos emitidos pelo módulo eletrônico, atuando de modo a proporcionar três
situações distintas no funcionamento hidráulico de cada circuito: aumento, redução
ou manutenção da pressão










Aumento da pressão
Quando o freio é aplicado com força, a partir da posição de repouso ou de uma
situação de baixa pressão na linha, a pressão sobe rapidamente em todo o circuito
até à iminência de bloqueio das rodas. Nesse momento, determinado exatamente
pelo módulo eletrônico, a válvula eletromagnética do respectivo circuito fecha a
passagem entre o circuito da roda e o do cilindro mestre, de maneira a manter
constante o valor da pressão no circuito da roda. Quando o módulo eletrônico envia
um comando para modificar o valor da pressão no circuito da roda, a válvula
eletromagnética é acionada de maneira a abrir a passagem de retorno ou a de
entrada de fluído, conforme a natureza do comando recebido. Se este for no
sentido de reduzir a pressão, a rotação da roda volta a aumentar e a válvula
eletromagnética recebe um comando no sentido de abrir novamente a passagem
para o circuito da roda, repetindo-se o ciclo. Este ciclo pode se repetir de 4 a 6
vezes por segundo, dependendo das condições do piso. Essa rapidez de
funcionamento é possível graças ao pronto processamento do sinal eletrônico e aos
rápidos intervalos de resposta das válvulas eletromagnéticas.















Manutenção da pressão
Quando um sensor informa ao módulo de comando a iminência de bloqueio da
respectiva roda este envia, para a válvula eletromagnética correspondente, o
comando para fechar as passagens de entrada e saída para o circuito da roda,
mantendo estável a pressão do mesmo.

Redução da pressão
Se persistir a iminência de bloqueio da roda na condição de pressão constante, a
válvula eletromagnética recebe o comando no sentido de abrir a passagem de
retorno do fluído, ao mesmo tempo em que é acionada a bomba hidráulica.
Auto monitoramento
A cada vez que se dá partida ao motor, é acionado um dispositivo de checagem do
sistema, o qual simula um processo de frenagem durante o qual todo sistema é
testado e as funções de cada componente é verificada. Quando o veículo entra em
utilização, esse sistema de checagem continua e, em caso de falha, o sistema se
desliga e o sistema convencional de freios passa a atuar independentemente, sem
auxilio do sistema anti bloqueio; essa condição é indicada por uma lâmpada no
painel de instrumentos que se acende nessa situação.

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