Motores Diesel

De olho no consumo e no combutível
    Publicado em 29 de Junho de 2010 Clube do Diesel. 

    Para saber se o consumo está correto, é importante procurar informações com o fabricante do veículo, pois alguns fatores como, tipo de transmissão, acessórios colocados no motor pelo fabricante do veículo (Ex. ar condicionado), peso do veículo, etc, podem alterar o consumo de modelo para modelo. 

    O escapamento sem abafador prejudica ou não o desempenho?
      Publicado em 8 de Junho de 2010 Clube do Diesel.

      O escapamento sem abafador, chamado popularmente de cano direto, pode fazer o motor perder torque e, trabalhando sem restrição na saída dos gases de escape, diminui a contrapressão o que gera maior ruído e menor desempenho. 

      O nível do óleo
        Publicado em 1 de Junho de 2010 Clube do Diesel.

        Atualmente as marcações nas varetas de nível de óleo para as condições quente e frio já existem, porém não são todos os fabricantes de motor que as adotam. O ideal é medir o nível do óleo com motor quente, mas essa medição deve ser realizada depois de pelo menos 10 minutos do motor ter sido desligado. 

        Atenção na hora de trocar o veículo
          Publicado em 25 de Maio de 2010 Clube do Diesel.
          O ideal é sempre levar um profissional do ramo de reparação automotiva para avaliar o veículo, mas existem alguns “macetes” que podem facilitar esta avaliação. Vamos às dicas: verificar a saída do cano de escapamento quanto a coloração, que não deve estar cinzenta ou com sinal de óleo, verificar se existe vazamentos de água e óleo pelo motor, funcionar o motor e verificar se existe fumaça branca saindo pelo cano de escape com motor funcionando em marcha lenta, acelerar e verificar se existe a presença de fumaça preta espessa e de forma contínua pelo cano de escape, acelerar o motor na faixa de torque do mesmo e observar se existem ruídos de “rajadas” na parte inferior do motor, em marcha lenta, observar se existem ruídos metálicos como “batidas de biela”.
          Todos esses testes devem ser realizados com motor na temperatura normal de funcionamento.
          Essas são dicas básicas, mas que valem muito na hora de identificar alguma anomalia no motor.
           



          Dicas importantes
            Publicado em 18 de Maio de 2010 Clube do Diesel.

            Hoje, a maioria dos motores tem maior eficiência operando na faixa de 105ºC a 115ºC. É recomendável utilizar a combinação água + aditivo + pressão, variando a mistura de acordo com os locais onde o veículo roda.
            Para obter essa eficiência é necessário que todos os componentes estejam funcionando corretamente: sensores de temperatura, válvula termostática, tampa do vaso de expansão e o ventilador do radiador.
            O aditivo é de fundamental importância, pois altera as propriedades físico-químicas da água e permite assim que o líquido mantenha a sua temperatura de ebulição elevada e a de congelamento baixa. A ausência de aditivo ou o uso de produto de má qualidade favorece queda de eficiência na refrigeração do motor. Em regiões muito frias pode ocorrer o congelamento da água do sistema, que ocasiona rompimento de mangueiras, tubos/dutos do radiador e em situações extremas, até mesmo micro fissuras no bloco do motor, já que a água aumenta de volume quando congela.
             

            A importancia da válvula termostática
              Publicado em 5 de Maio de 2010 Clube do Diesel.

              A válvula termostática controla a temperatura ideal de trabalho e a remoção desse componente faz com que o motor trabalhe em uma temperatura mais baixa, prejudicando o rendimento do motor e conseqüentemente o consumo de combustível. Por isso, retirar a válvula termostática não é aconselhável. 

              A melhor maneira de dirigir
                Publicado em 20 de Abril de 2010 Clube do Diesel.

                A melhor maneira de dirigir, e a mais econômica, é sempre utilizar a faixa de torque do motor, ou seja, se a faixa de torque do motor é entre 2.000 e 3.000 RPM, indica que essa é a faixa onde o motor tem mais força e onde o motor consome menos combustível. 

                O uso de aditivos
                  Publicado em 6 de Abril de 2010 Clube do Diesel.

                  O uso de aditivos prolonga a vida útil do motor. Isto já é sabido. Mas somente a utilização desse componente não elimina as causas dos principais problemas. É necessário saber se a quantidade utilizada é correta, se o aditivo é para esse tipo de motor e se o motor possui bons pontos de aterramento. 

                  O armazenamento do Diesel
                    Publicado em 30 de Março de 2010 Clube do Diesel.

                    Diesel armazenado por muito tempo, mesmo protegido de chuva, sol e poeira, tende a se deteriorar com menos de 2 meses, isso porque ocorre condensação do ar que está no interior do tanque, formando água. Além da condensação, os componentes desse combustível oxidam tornando-o impróprio para o uso. Ao utilizar combustível oxidado e contaminado com água, fatalmente os danos à bomba e bicos injetores são irremediáveis. 

                    Análises de combustível
                      Publicado em 23 de Março de 2010 Clube do Diesel.

                      A análise de qualquer combustível, para ser conclusiva, deve ser realizada em laboratório. Testes práticos somente proporcionarão indícios, mas nunca serão conclusivos.
                      Os testes realizados nos postos de combustíveis não são conclusivos, porém eles podem indicar o laboratório da própria distribuidora de combustível.




                      Publicado em 2 de Março de 2010 Clube do Diesel.

                      A adição de querosene ao Diesel, prática bastante usual no sul do país, não é recomendada pela fábrica de motores.
                      O desempenho do motor melhora em função da diminuição da densidade do combustível Diesel. A medida que baixa a densidade do Diesel, diminui, também, a propriedade de lubrificação que o combustível possui, o que gera desgaste prematuro dos componentes do sistema de injeção, principalmente a bomba injetora.